top of page

Cultura e lazer

 

 

Turismo

 

Uma das principais fontes de renda da cidade ainda é o turismo. O município possui várias atrações turísticas. Com destaque para o Pico da Ibituruna. Com 1.123 metros de altitude acima do nível do mar, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre. Além do voo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura. É uma marca registrada de Governador Valadares, sendo um dos mais lindos cartões postais. Atualmente, o Ibituruna é considerado como APA (Área de preservação ambiental).

 

O município possui ainda outras diversas atrações turísticas em seu território, sendo em área rural ou na zona urbana de Governador Valadares. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), existiam no ano de 2000 cerca de 43 hotéis em toda cidade:

 

  • Ilha dos Araújos: É um bairro residencial de alto padrão e paisagens ao som do Rio Doce quebrando entre as pedras no fundo do rio. Excelente para a prática de esportes como uma caminhada ou um passeio de bicicleta e até mesmo para o lazer. Possui 4,5 km de extensão e intensa arborização.

  • Açucareira: Antiga usina de cana-de-açúcar, a Açucareira foi recentemente tombada como patrimônio histórico de Governador Valadares. Está em estudo um projeto para transformá-la em um grande centro cultural da cidade.

  • Praça Serra Lima: É uma homenagem a um dos pioneiros de Governador Valadares: José Serra Lima, o homem que projetou a área central da cidade. É um dos pontos mais tradicionais, e que não passa despercebida. É exuberante para quem trafega pelo centro. Possuía um chafariz com iluminação, e no Natal, ela destaca-se pelos arranjos natalinos nas noites (árvore urbana predominante).

  • Praça da Estação: Conhecida também por Praça João Paulo Pinheiro, tem a primeira locomotiva a cruzar a cidade entre as décadas de 1920 e 1930. Possui uma enorme fonte onde fica a locomotiva, cercada de lindos jardins floridos e árvores centenárias. O parque fica na entrada da estação ferroviária, e próximo ao GV Shopping.

  • Ponte do São Raimundo: É a primeira ponte da cidade. Surgiu com o progresso da rodovia BR-116 (Rio-Bahia). Quem passa por ela, vê a grande extensão do Rio Doce e uma vista parcial de Governador Valadares bem ao fundo.

  • Rio Doce: Visto em vários bairros da cidade, o Rio Doce é admirado por sua largura e comprimento. Em toda a sua margem há árvores e gramas. Alguns pontos com pedras, fazendo assim um barulho de cachoeira inconfundível. Pássaros também são vistos com frequência. Lindas garças brancas e outras espécies canárias.

  • Museu da Cidade: O Museu Histórico do Município de Governador Valadares foi fundado em 1983, com o nome de Museu da Cidade. Abriga uma variada gama de objetos, com um acervo de mais de 1.200 peças, desde instrumentos de suplício (utilizados para castigar escravos), trajes litúrgicos antigos, aparelhos telefônicos, cerâmicas indígenas, documentos e fotografias até pequenas curiosidades como a cópia da Planta Original do Traçado da Cidade.

  • Mercado Municipal: Após passar por um processo de revitalização com recursos do governo estadual, o velho mercado, inaugurado na década de 1940, foi entregue à população em março de 2007 completamente reestruturado. Os trabalhos de recuperação de um dos principais centros comerciais da cidade se prolongaram por cerca de dois anos. Uma gigantesca estrutura metálica foi erguida sobre a área de 9.500 metros quadrados. Ultimamente, o mercado sofre problemas de segurança.

 

 

 

Costumes, artes e eventos

 

Na esperança em combater as altas taxas de violência, a prefeitura vem assinando acordos e promovendo atividades culturais para tentar retirar jovens das ruas. Entre as metas propostas, está a modernização da biblioteca pública da cidade, obra prevista em cerca de R$ 1 milhão, segundo a prefeita Elisa Costa; a instalação de cinco Pontos de Cultura; a transformação de uma antiga usina de açúcar em Usina de Produção Cultural, dentre outras ações e projetos.

 

No município, possui uma razoável tradição em seu artesanato e culinária. Normalmente, pratos regionais - que vão desde tortas e bombons a pequenas refeições caseiras, como arroz e feijão - e peças artesanais são vendidas em barracas e feiras da cidade ou em eventos recorrentes ao longo do ano. Na cidade existe a Associação dos artesãos de Governador Valadares. A associação organiza eventualmente exposições e vendas de artefatos produzidos. Um dos principais locais utilizados é o mercado municipal de Governador Valadares.

 

Atualmente, com o objetivo de estimular o turismo local, a prefeitura em parceria com empresas da cidade organiza durante o ano algumas festas e eventos. Muitas já são tradição no município. São algumas delas:

 

  • GV Folia: Carnaval fora de época. Ocorre todo ano no mês de abril. No ano de 2007 foi eleita a micareta mais segura do país. Com bandas nacionais, excelente estrutura e a festa movimenta a cidade em seus 3 ou 4 dias deixando os Hotéis lotados.

  • Festa da Fantasia: Uma das maiores do gênero no Brasil e a maior de Minas Gerais ocorre anualmente entre os meses de abril e maio. Conta com a participação de cantores e grupos musicais nacionais.

  • TIM Valadares Jazz Festival: O Festival de Jazz de Governador Valadares, chega à sua décima primeira edição cumprindo a missão de levar aos valadarenses e aos mineiros do leste de Minas Gerais, o melhor do jazz e da música instrumental brasileira, com o vigor e a energia que sempre caracterizaram o evento.

  • Expoleste: A Expoleste é uma feira de negócios do Leste de Minas Gerais, tem como objetivo ser uma vitrine do desenvolvimento da região. Reúne diversos setores da economia e promove a interação entre público – consumidor, fornecedores, imprensa e meio empresarial. Sua credibilidade levou à inclusão no calendário oficial de eventos da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio de Minas Gerais e no calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

  • Expoagro: A exposição é realizada todo mês de julho, promovida pela união ruralista Rio Doce. Sua duração é de uma semana. Dentro da programação constam exposições, leilões, concursos de animais, rodeios, vaquejadas eshows artísticos. A exposição é o maior evento do setor agropecuário, com destaques para bovinos e equinos da região do Vale do Rio Doce. A exposição vem atraindo cada vez mais visitantes e expositores das diversas regiões de Minas Greais.

  • Brasil Gem Show: É considerada a maior e mais importante feira da América Latina no segmento de pedras e gemas. Possui ainda relevante importância na economia valadarense.

 

 

Esportes

 

O município possui uma plataforma de voo livre no alto do Pico da Ibituruna, e é bastante conhecida internacionalmente pelos praticantes deste esporte, sendo sede de vários campeonatos de nível nacional e internacional. Também é comum a prática da canoagem no Rio Doce. Entretanto, nos últimos anos o futebol regional tem se destacado.

 

 

Futebol

 

O clube representante do município no Campeonato Mineiro de futebol é o Esporte Clube Democrata (Democrata-GV).

 

A Pantera, como o time é conhecido, já revelou jogadores que tiveram projeção internacional como o atacante Fábio Júnior e zagueiro João Carlos, que tiveram passagens pela Seleção Brasileira. O clube também foi um dos primeiros a ser treinado pelo técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo. Seu atual presidente é Edvaldo Soares. Em Valadares também já se destacou o Clube Atlético Pastoril, fundado em 1966 e tendo participado do Campeonato Mineiro de Futebol de 1969. Mas não foi muito bem sucedido no profissionalismo.

 

As partidas não só do Democrata, mas também de pequenos clubes da cidade são disputadas no Estádio José Mammoud Abbas, apelidado pelos valadarenses de Mamudão, um dos maiores de todo Leste mineiro. Tem capacidade para 5.500 pessoas e foi inaugurado em 1964, com a derrota para o Democrata de 2 a 0 para o Botafogo/RJ. Nessa época, a equipe mineira promoveu um campeonato com os principais times cariocas, para a inauguração do estádio.

 

 

Feriados

 

Em Governador Valadares há três feriados municipais, oito feriados nacionais e três pontos facultativos. Os feriados municipais o aniversário da emancipação de Governador Valadares, dia 30 de janeiro; o Corpus Christi, que sempre é realizado na quinta-feiraseguinte ao domingo da Santíssima Trindade e Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, comemorado em 13 de junho. De acordo com a lei federal nº 9.093 de 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter no máximo quatro feriados municipais, já incluso neste, a Sexta-Feira Santa.

 

 

 

 

Fonte

Governador Valadares (MG). Wikipédia. 2014. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Governador_Valadares. Acesso em: dez. 2014.

bottom of page