top of page

Voo Livre em GV

 

 

Local: Pico do Ibituruna - Governador Valadares - MG

 

Altitude: 1230 metros

 

Desnível: 850 metros

 

Quadrante: S|SE|NE|N|NW|SW

 

WayPoint: -18° 53' 11.76", -41° 54' 56.12"

 

Acesso: Distante 11 km (30 min.) do centro de Governador Valadares, a partir da BR-116. Estrada de terra e calçamento em boas condições para qualquer veículo, embora um pouco íngreme.

 

Decolagem: 4 rampas de madeiras e 10 naturais com possibilidade de várias decolagens simultâneas.

 

Pouso: Oficial após a ponte do Rio Doce, na Feira da Paz, (2,5 km).

 

Melhor Época: Todo o ano. Melhor em fevereiro e março.

 

Prós: Térmicas muito fortes, grande paredão a esquerda da decolagem N, que todos devem respeitar, térmicas que chegam a 9, 10m por segundo. Pouso em todas as direções e resgate fácil ao longo da rodovia.

 

Contras: Pouco recomendado para pilotos inexperientes no horário mais forte, cuidado com pousos ao longo da rodovia, devido a grande incidencia de fios elétricos.

 

Informações gerais: Consagrado como o melhor local para vôo livre no Brasil. Boa infra-estrutura hoteleira, existem pousadas com serviço de resgate para voadores.

 

Recordes: 

 

Asa: Carlinhos Niemeyer e Pepê, 209 km (Outubro1990).

Parapente: Rodrigo Slow,206 km (Jameiro 2006).

 

 

 

 

O Pico é uma plataforma natural de vôo-livre, possuindo 4 rampas de madeiras e 10 naturais com possibilidade de várias decolagens simultâneas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homologada pelo Serviço Regional da Aeronáutica Civil (Serac-3), teve o processo iniciado em dezembro de 1999 e oficializado em janeiro de 2000, atendendo todas as exigência da SERAC e outras mais estabelecidas pelo Clube Valadarense de Vôo-Livre. 


O ar quente formado em volta da Ibituruna propicia a prática do vôo livre na região. Ascendente, este tipo de ar possibilita aos voadores subirem 1.500 metros acima do Pico e se manterem até Caratinga (a 115 Km) e Realeza. O espaço aéreo do Vale do Rio Doce, próximo ao Pico, é cedido pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) para a prática do vôo, sendo proibido para aviões e helicópteros sobrevoarem neste local. 


Os organizadores de campeonatos de vôo-livre e mídia impressa (jornais locais e revistas especializadas) divulgam a imagem de Governador Valadares como um dos melhores pontos mundiais para a prática do vôo-livre. O poder público utiliza desta divulgação para a reafirmação da imagem da cidade veiculada ao atrativo em questão. Os pilotos se referem à cidade como a "Disneylândia dos Adultos" ou, "Governador Valadares é um cartão postal do vôo-livre", ou ainda "Governador Valadares é a meca do esporte vôo-livre comentado inclusive em revistas no exterior". Sidnei Pereira se refere a Governador Valadares na revista Sky News ... "assim como todo surfista sonha dropar as imensas ondas do Havaí – os homens-pássaros almejam as correntes de ar que habitam a cidade mineira, considerada uma das melhores regiões do planeta para prática deste esporte".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.fullflap.com.br/como-ler-a-velocidade-do-vento-usando-uma-biruta
AVLI - Associação de Voo Livre Ibituruna
bottom of page